Wiki Crônicas de Gelo e Fogo
Registre-se
Advertisement

Jaime Lannister

Jaime Lannister

Jaime Lannister

Jaime Lannister, conhecido como Regicida (Kingslayer), é o segundo filho e o primeiro filho homem do Lorde Tywin Lannister de Rochedo Casterly e sua esposa, Lady Joanna Lannister.

Entrou para a Guarda Real nomeado pelo Rei Louco Aerys Targaryen com quinze anos, tornando-se o mais jovem membro da ordem na história.

Ele ganhou o apelido de Regicida quando matou o Rei Aerys no final da Rebelião de Robert .
Jaime tem uma relação incestuosa com sua irmã gêmea Cersei, é o pai dos três filhos dela: Joffrey , Myrcella e Tommen, porém o reino acredita que estes são filhos do marido de Cersei, o Rei Robert.

Aparência[]


Jaime é alto e musculoso, com cabelos dourados. Ele possui "profundos olhos verdes e um sorriso afiado como uma lâmina". É considerado por muitos como um homem atraente.

Histórico[]


Jaime e sua irmã gêmea Cersei eram inseparáveis desde a infância, os dois tiveram experiências sexuais ainda bastante jovens. Durante um desses encontros, eles foram capturados por um funcionário que informou a sua mãe. Lady Joanna então transferiu o quarto de Jaime foi para o outro lado do castelo, e os gêmeos prometeram nunca mais fazer algo assim.

Aos nove anos, Jaime perdeu sua mãe, que morreu no parto seu irmão mais novo Tyrion. Tyrion é um anão malformado detestado por todos, porém Jaime parece mostrar amor genuíno por ele como um irmão.

Com onze anos, Jaime foi enviado para Crakehall para se tornar um escudeiro do Sor Sumner Crakehall . Dois anos depois, enquanto ainda era um escudeiro, ele venceu seu primeiro torneio.

Com quinze anos, Jaime foi nomeado cavaleiro no campo de batalha por Ser Arthur Dayne durante a campanha contra a Irmandade Kingswood. Mais tarde, ele foi a Porto Real para visitar sua irmã, de quem estava separado há anos. Foi lá que Cersei avisou-lhe que Lorde Tywin pretendia casá-lo com Lysa Tully, a segunda filha de Lord Hoster Tully de Correrio. Cersei sugeriu que Jaime se tornasse um membro da Guarda Real, substituindo o falecido Sor Harlan Grandison, para ficar perto dela e se livrar do casamento indesejado com Lysa. Depois de uma noite de sexo apaixonado ele dá seu consentimento para o plano de Cersei.

Jaime foi elevado à Guarda Real em uma cerimônia em Harrenhal. Na mesma noite, porém, o rei Aerys enviou-o de volta para Porto Real para a guarda da rainha Rhaella e do Príncipe Viserys, privando-o da oportunidade de participar no torneio de Lorde Whent. Jaime percebeu então que o Rei só o tinha escolhido para a Guarda Real como uma forma de afrontar seu pai, roubando o seu herdeiro. Além disso, o plano falhou em aproximá-lo de Cersei como tinham previsto, pois Lorde Tywin, furioso com o rumo dos acontecimentos, renunciou ao cargo de Mão do Rei e retornou com sua família, incluindo Cersei, para Rochedo Casterly. Jaime permaneceu na corte, guardando o rei.

No fim da Rebelião de Robert, quando se tornou evidente que Robert Baratheon poderia vencer e marchar contra Porto Real, Aerys e seus piromantes tramaram a destruição da cidade, espalhando reservas de fogovivo em diversos lugares. O rei preferia ver a cidade ser consumida pelas chamas do que entregá-la a Robert. A nova Mão do Rei, Lorde Chelsted, que havia sido escolhida após o exílio de seus dois antecessores, confrontou Aerys acerca dessa loucura e tirou sua corrente de Mão, jogando-a no chão. Devido à essa ofensa, Aerys o queimou vivo e escolheu o piromante Rossart para substituí-lo. E durante todo esse tempo Jaime permaneceu observando e guardando os segredos do rei.

Após a batalha do Tridente, Tywin resolveu aderir à causa de Robert. Ele marchou com seu exército para Porto Real e, fingindo ainda apoiar Aerys, pediu permissão para entrar. O Rei Louco escolheu ouvir o Grande Meistre Pycelle ao invés de Varys, permitindo que os portões fossem abertos. Quando o exército Lannister começou o saque, Aerys ordenou a Jaime que lhe trouxesse a cabeça do pai. Em vez disso, Jaime encontrou o piromante Rossart, que se preparava para incendiar a cidade, e o matou. Em seguida ele rumou para a sala do Trono de Ferro e matou o próprio Aerys, impedindo-o de ordenar a destruição da cidade.

Jaime então sentou-se no Trono de Ferro com a espada no colo e esperou. Quando vassalos do pai lhe perguntaram quem devia ser aclamado rei, ele os mandou esperar, já que não tinha idéia alguma sobre isso. Logo, Eddard Stark chegou para reclamar o Trono para Robert.

Nos dias seguintes, Jaime secretamente caçou e matou os piromantes envolvidos na trama de Aerys. Apesar das objeções de Eddard de que Jaime deveria ser punido e mandado para a Patrulha da Noite, ele foi perdoado pelo Rei Robert e continuou servindo na Guarda Real. Por ter assassinado Aerys, recebeu a alcunha de Regicida.

Mesmo criticado por ter matado Aerys, Jaime acredita que o assassinato do rei foi seu melhor ato. Suas justificativas permanecem em segredo para quase todas as pessoas.

Mesmo após Cersei ter casado com Robert, Jaime e ela continuaram com seu relacionamento, o que resultou nos três filhos de Cersei: Joffrey, Myrcella e Tommen. Os três se parecem com seus pais, mas a maioria no reino acredita que são filhos de Robert.

Eventos Recentes[]


A Guerra dos Tronos[]

Após a morte de Jon Arryn , o rei Robert viaja para o norte para visitar Ned Stark em Winterfell e persuádi-lo a se tornar o sucessor de Jon como mão do rei. O rei é acompanhada por quase todo a corte, entre eles Jaime e Cersei.

Em Winterfell, Jaime e Cersei são flagrados por Bran Stark. Bran fica chocado e quase cai da torre. Jaime o ajuda e em seguida, atira-o para fora da janela, com a intenção de matá-lo para manter seu segredo. Bran sobrevive, mas entra em coma.

Ned Stark aceita o convite de Robert, e começa a investigar a morte de Jon Arryn. Nesta investigação, ele descobre o relacionamento secreto de Jaime e Cersei.

Enquanto isso, Catelyn Stark, Senhora da Winterfell , captura o irmão de Jaime, Tyrion, por suspeita de envolvimento em uma fracassada tentativa de assassinato de Bran Stark. Jaime e seus homens atacam Ned e seus homens do norte, nas ruas de Porto Real, levando a várias mortes de ambos os lados. Jaime, em seguida, foge de Porto Real e se junta a seu pai.
Jaime lidera um exército contra os senhores do rio, derrotando Edmure Tully e seu exército no Dente de Ouro, sitiando Correrio. No entanto Robb Stark lidera um exército vindo do norte para ajudar Correrrio. Robb surpreende o exército Lannister na Batalha do Bosque dos Murmúrios. Embora Jaime lute bravamente, matando os filhos de Lorde Rickard Karstark, ele é capturado. Em seguida, Jaime é preso em Correrio. Enquanto isso, em Porto Real, ele é nomeado Senhor Comandante da Guarda Real após a saída de Sor Barristan Selmy.

A Fúria dos Reis[]

Quando Lorde Tywin nomeia Tyrion a mão do rei, Tyrion promete ajudar a libertar Jaime para ganhar o apoio de Cersei. Jaime é mantido em um calabouço acorrentado e desnutrido, por quebrar sua palavra tentando escapar. Enquanto está preso Cersei se torna amante de seu primo Lancel Lannister.

Enquanto a Guerra dos Cinco Reis estoura à sua volta, Jaime continua preso em Correrrio. As negociações para sua libertação não dão resultados. Tyrion jura perante a corte devolver Sansa e Arya em troca do retorno de Jaime. Embora Robb Stark recuse a troca, e Eddard Stark tenha sido executado, Catelyn que anseia por suas filhas conspira com Brienne de Tarth e libera Jaime esperando pelo retorno de suas filhas.

A Tormenta de Espadas[]

Após um ano preso em Correrrio, Jaime começa sua jornada para Porto Real escoltado por Brienne de Tarth e seu primo, Sor Cleos Frey. Devido ao tempo em cativeiro, Jaime perdeu peso e está barbudo. Para evitar ser reconhecido, ele raspa os cabelos e deixa a barba.

Após se livrarem de Sor Robin Ryger que vinha em seu encalço - graças à uma estratégia de Brienne, que afundou o barco de Ryger com uma avalanche de pedras - Jaime e Brienne são capturados pelos Bravos Companheiros de Vargo Hoat, que haviam traído Tywin Lannister e agora serviam a Robb Stark.

Hoat suspeita de que seu senhor, Roose Bolton, tenciona se aliar aos Lannister. Por isso, ele ordena que cortem a mão da espada de Jaime, pensando que Bolton levaria a culpa por isso.

Perder a mão devasta Jaime, e ele logo desiste de viver. É salvo por Brienne, que diz que ele deve viver por sua família e por sua vingança. Quando chegam em Harrenhall, os dois dividem um banho quente e Jaime revela à garota o que aconteceu na noite do Saque de Porto Real, incluindo a trama de Aerys e do fogovivo. Mais tarde, em um jantar, Jaime e Bolton conversam, e o Lannister concorda em libertar Bolton da culpa por ter perdido a mão em troca de uma escolta que o leve a Porto Real. Jaime ruma para Porto Real em uma escolta liderada por Walton Pernas de Aço, enquanto Brienne fica em Harrenhall como prêmio para Vargo Hoat.

Bolton parte para se juntar à Robb, sendo que Jaime lhe pede que mande seus cumprimentos. Em sua comitiva, o ex-meistre Qyburn recebe a missão de manter Jaime saudável. Enquanto Jaime dorme, porém, ele sonha com Brienne. Por causa disso, ele volta à Harrenhall e salva Brienne que havia sido jogada em um poço com um urso.

Ao chegar em Porto Real, Jaime é recebido por SorLoras Tyrell, que acusa Brienne de ter matado Renly. Ele novamente a defende, prendendo a garota para salvá-la da fúria de Loras. Depois, ele encontra Cersei, que está no septo de luto por Joffrey. Ele a agarra e os dois transam em frente ao cadáver do filho.

Esta acaba sendo a última vez que os dois têm relações íntimas, já que depois disso o relacionamento começa a desabar. Jaime está alterado por suas experiências. Ele briga com o pai e se recusa a deixar a Guarda Real. Ele dá a espada de aço valiriano que o pai havia lhe presenteado para Brienne, nomeando-a Cumpridora de Promessas, e lhe dá a missão de encontrar Sansa Stark e levá-la para algum lugar seguro.

Cersei acusa Tyrion de ter envenenado Joffrey, e o anão pede julgamento por combate. Quando seu campeão é derrotado, Tyrion é condenado e aguarda execução nas celas negras. Jaime então obriga Varys a ajudá-lo a libertar o irmão. Quando os dois se encontram, Jaime revela a Tyrion um antigo segredo: a garota que havia casado com ele durante a adolescência não era uma prostituta, e sim uma camponesa que realmente havia gostado dele.

Tyrion fica furioso e, para ferir o irmão, diz a ele que realmente matou Joffrey. Ele também acusa Cersei de ser uma "puta mentirosa" que teve um relacionamento com Lancel e com Osmund Kettleback. Depois disso, Tyrion vai aos aposentos de Tywin e o mata.

O Festim dos Corvos[]

Após o assassinato de Tywin, Jaime permanece em vigília diante do corpo do pai. Cersei vai até ele e pede que o irmão se torne Mão do Rei. Ele recusa e Cersei se enfurece, dizendo ser uma tola por tê-lo amado. Ele sugere a ela que ela permita que Tommen se case com Margaery, pois Mace Tyrell havia prometido que não deixaria a cidade antes que o casamento acontecesse. Ao ver que o tio Kevan Lannister recusou o cargo de Mão do Rei, Jaime também tenta aconselhá-lo, sem sucesso. Jaime também tenta comandar bem a Guarda Real.

Cersei envia Jaime para quebrar o cerco de Correrrio. Ele passa a usar uma mão de ouro feita sob medida. Durante sua jornada, Jaime começa a treinar com Sor Ilyn Payne durante a noite para melhorar sua perícia com a mão esquerda.

Ao passar por Harrehall, Jaime nomeia Sor Bonifer Hasty como castelão e liberta os últimos prisioneiros do lugar, incluindo Sor Wilys Manderly. Após ter um momento de fúria com Sor Ronnet Connington, já que este insultou Brienne, Jaime o envia em uma escolta com Wilys Manderly. Ele também envia os homens que Gregor Clegane havia deixado em Harrenhall.

Em Darry, Jaime encontra Lancel, que confirma ter tido relações com Cersei.

Em Correrrio, a parlamentação de Jaime com Brynden Tully é frustrada. Ele então liberta Edmure, que era cativo das forças sitiantes, e lhe faz uma proposta: render o castelo e permitir que toda a guarnição seja poupada, ou resistir e ver a fortaleza queimada. Jaime também diz que vai matar o filho de Edmure no ventre de sua esposa. Edmure aceita render o castelo, mas não antes de libertar o tio Brynden, que foge nadando. Jaime envia homens em seu rastro, mas não consegue capturá-lo.

Logo depois, Jaime se assusta ao perceber que está nevando nas terras fluviais. O inverno se aproxima, e metade dos celeiros do reino estão vazios. Em seguida ele recebe uma carta de Cersei, que foi capturada pelo Alto Septão. Ela deseja que ele seja seu campeão em um eventual julgamento por combate, mas Jaime ordena que queimem a carta antes de lê-la.

A Dança dos Dragões[]

Jaime chega a Solar de Corvarbor, o último reduto dos partidários de Robb Stark. O cerco à fortaleza está sendo imposto pelo Lorde Jonos Bracken há meses, e agora a rotina tomou conta dos soldados, sendo que esperam vencer o castelo pela fome. Jaime decide acabar com aquilo rapidamente.

A chegada de Jaime é inesperada, e ele acaba entrando na tenda de Bracken bem quando o Lorde está com uma prostituta. Ele atualiza Jaime sobre a situação, e o Lannister percebe como a situação foi afetada pela rixa ancestral entre os Bracken e os Blackwood.

Jaime trata pessoalmente com Lorde Tytos Blackwood, que concorda em dobrar o joelho ao Trono de Ferro, abandonando a fidelidade aos Stark e Tully. Em troca, Blackwood paga uma indenização, perde algumas terras para os Bracken e entrega um de seus filhos, Hoster Blackwood, como refém. Como os Bracken também apoiaram os Stark no começo da guerra, Jaime exige um refém de Jonos Bracken a ser entregue num prazo determinado.

Em sua viagem de volta a Correrrio, Jaime acampa num pequeno vilarejo. No meio da noite, é surpreendido por uma visita inesperada de Brienne de Tarth. Ela diz a Jaime que encontrou Sansa, mas que ele precisa ir sozinho com ela, caso contrário Sandor Clegane irá matá-la. Jaime então parte com Brienne sem saber que, ao que tudo indica, ela o está levando direto para a vingativa Senhora Coração de Pedra, a mulher que um dia foi Catelyn Stark.

Advertisement