Wikia

Crônicas de Gelo e Fogo Wiki

As Crônicas de Gelo e Fogo

Discussão0
39 pages em
Este wiki

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma série de livros de fantasia épica escrita pelo romancista e roteirista estadunidense George R. R. Martin. Martin começou a escrever a série em 1991 e o primeiro volume foi publicado em 1996. Originalmente planejada como uma trilogia, a saga agora consiste em quatro volumes publicados, com mais três planejados. Há também três novelas derivadas, que remontam acontecimentos 90 anos antes da história "atual" da série. Há várias outras pequenas novelas planejadas, e uma série de novelas que consiste de trechos dos romances principais.

Ao todo, a série foi traduzida em mais de vinte línguas, tem mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos e vendeu mais de 7 milhões de exemplares em todo o mundo. O quarto volume, A Feast for Crows, alcançouo primeiro lugar da lista de mais vendidos do The New York Times.

No Brasil, a série é publicada pela Editora Leya, que lançou os dois primeiros romances. Já em Portugal, é publicada pela Editora Saída de Emergência, que publicou os quatro primeiros - contudo, nesse país cada obra foi dividida em dois tomos, resultando na publicação, até o momento, de oito livros.

Contada de forma limitada em terceira pessoa através dos olhos de algumas personagens, a história de As Crônicas de Gelo e Fogo se passa em um mundo fictício, principalmente sobre o continente chamado Westeros, mas também em uma grande massa de terra ao leste, conhecida como Essos. A maioria das personagens são humanos, entretanto, conforme a série progride, outras raças são introduzidas. Há três argumentos principais na trama: a crônica de uma guerra civil dinástica para o controle de Westeros entre várias famílias concorrentes; a ameaça crescente daqueles conhecidos como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo que faz fronteira setentrional com Westeros; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada do rei Aerys que foi assassinado em uma outra guerra civil de quinze anos antes, prestes a voltar a Westeros e reivindicar seu trono por direito. Conforme a série progride, as três histórias ficam cada vez mais interligadas e dependentes umas das outras.

A crescente popularidade da série fez com que a mesma fosse escolhida pela HBO para gerar uma adaptação televisiva, intitulada Game of Thrones. A atração renovou o interesse de leitores e das editoras para com a série literária, fazendo com que o primeiro romance da saga, A Game of Thrones, surgisse na lista de mais vendidos do The New York Times quase quinze anos depois de sua publicação original. A criação da série televisiva da HBO fez com que a Leya publicasse os títulos da série no Brasil.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória